quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Sbt e Band inovam,e as outras?

Neste ano o SBT vai colocar uma enxurrada de series americanas,tem para todos os gostos e horários bem acessíveis.E o melhor,vai passar todo dia.

Já a Band,promete investir em humor,com a Escolinha e o Cqc consolidados em sua programação,a novidade vem com “Tudo é Improviso”.O programa é muito bom!Inicialmente sendo exibido gravado ele deve ter um efeito muito mais devastador quando for exibido ao vivo.E as outras emissoras,vão ficar apenas com filmes e reality shows?!E aí hein?!

Solitários como foi a estréia no SBT?


Em tempos de tantos shows de realidade, finalmente um formato em que os participantes poderiam ser as vítimas e não o telespectador...

No último dia 11/01, o SBT trouxe pra sua grade televisiva a experiência social chamada "Solitários”.O programa que deveria trazer um pouco de atenção (como as séries americanas fizeram) pro horário nobre da emissora teve acertos e erros ,mas principalmente o formato tem um baita argumento.

Solitários é um baita formato, mas faltou ritmo sim na edição, desnecessárias repetições de imagens e cronometragem lenta delas foram os principais problemas do programa.

Mas o pior do programa foi a escolha da dubladora,um perfil de voz "maternal" demais,que força a amizade com os participantes soou várias vezes falsa mesmo.Faltou um efeito melhor de "robotização" da voz também. O SBT aprendeu que o mistério sempre é a alma do negócio, inclusive por anos manteve seu principal narrador Lombardi no anonimato visual,peca ao não imprimir um aprimoramento técnico na voz

robotizada.Em nenhum momento o telespectador fica na dúvida se seria uma máquina mesmo falando de tamanha precariedade no trabalho de tentar disfarçar a voz feminina, resultado pouco convincente como um robô ou máquina falante!

Fora que o perfil da VAL não é ser amiga de ninguém e sim detonar os participantes,foi ridículo o papel dela com a dupla da cabine 9 que não conseguiam decorar uma mensagem extensa que era exibida palavra por palavra rapidamente em uma tela.Tirava sarro deles com tanta polidez que só faltava pedir perdão depois! Enfim creio eu que SBT fez uma má escolha! O jogo se dá justamente pela condução da voz misteriosa. A emissora deveria ter escolhido alguém com perfil de raciocínio rápido e que humilhasse mesmo os oponentes,afinal a VAL não está ali pra fazer amigos! Só ver o trabalho do apresentador Antônio Abujamra no programa de entrevistas da TV Cultura "Provocações" pra notar o quanto faltou na escolha da dubladora.Para a escolha dos confinados ,o perfil de sempre de programa desse tipo ,o gay,o malhadão, a patricinha, o ridículo,etc...Mas a emissora inovou em uma estratégia incomum,cada perfil do participante era anunciado pela voz robotizada e os outros oponentes comentavam o perfil do competidor,ou seja,foi um festival de tiração de sarro entre eles mesmos! Ponto pro SBT! Ao ser anunciado que uma competidora ganhava a vida como dançarina, o competidor roqueiro fez uma dançinha bem escrota de tirar o sarro da profissão da outra participante!E assim foi sucessivamente entre eles!

Alguns ali não demonstravam o mínimo de interesse ,inclusive ao afirmar "Tudo que eu queria era logo que isso terminasse ,era sair daqui” (detalhe o jogo nem tinha iniciado ainda, ele ainda tava falando com amiga dele). Outro chorava porque achava que não ia entrar, ao ser aprovado na cabine 9 chorou quando foi anunciado vencedor ,horas depois chorava porque a VAL deixou ele falar com a mãe...enfim se ele ganhar 50 mil ,só o que faltava ele rir depois de tanto chororô.

Destaque pro único trecho que o Programa me pareceu com um toque refinado do que eu esperava: Participante vê várias camisas no chão e pergunta assim "Val, essas camisas são pra vestir?" A voz responde quase que sem ritmo: "Não... Você vai ter que comer elas!” Participante fica com cara de desespero e logo a voz misteriosa desfaz a ironia " Perguntas obvias,Respostas malcriadas" ou algo assim.

E eu que esperava que a primeira prova fosse quem conseguisse engolir mesmo uma camisa, desapontei!Se eu assistir "Jogos Mortais” demais? Nem tanto... mas confesso que o programa poderia até pegar uma censura pior, mas seria mais interessante elevando a tortura psicológica dos participantes!

Por Starky Molder